Qualidade e Segurança

Gestão da Qualidade

A Gestão da Qualidade é um elemento diferenciador que vem contribuir e estimular de forma efetiva a melhoria dos processos e prestação da assistência à saúde.

A política de gestão da qualidade do Hospital tem o objetivo de avaliar, medir e readequar sistematicamente os processos de forma a garantir a melhoria contínua e segurança na assistência prestada.

Prêmios e Certificados

Gestão de Segurança

A Segurança do Paciente é prioridade no Hospital Regional do Alto Tietê.

O hospital possui equipe multiprofissional que realiza o mapeamento de possíveis riscos dos processos relacionados à assistência do paciente. Medidas de prevenção são tomadas no sentido de promover maior segurança. A implantação de boas práticas de segurança aos pacientes é baseada em diretrizes nacionais e internacionais.

Para garantir o bem-estar e a segurança das instalações, o Hospital conta com o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), que atua na prevenção de infecções e no controle de microrganismos resistentes em toda a instituição. Entre as ações adotadas pelo SCIH, estão a busca ativa de infecções hospitalares, auditorias de processos internos para verificação da conformidade com as normas do Serviço e Controle de Infecção, vigilância do uso de antimicrobianos de uso restrito e treinamento contínuo dos profissionais da instituição.

No caso de situação de urgência, em que há impossibilidade de o paciente consentir sobre o procedimento, é imprescindível que um familiar/responsável seja localizado para sua obtenção. Havendo a restrição de tempo para a tomada da decisão, o médico executor deverá registrar essa condição no prontuário do paciente no impresso de consentimento institucional.

É importante que pacientes, acompanhantes e visitantes mantenham um tom de voz mais baixo que o usual para não incomodar outros pacientes e a equipe assistencial. O uso de celular deve ser evitado nos quartos e corredores.

O Patrimônio Público é o conjunto de bens e direitos, adquiridos com recursos públicos, integrantes do patrimônio de qualquer entidade pública.

O Regional do Alto Tietê é um bem público de uso especial, cabendo a todos o dever de zelar e preservar, conforme Lei Federal 13.531/2017 e Artigo 163 – Inciso II do Código Penal e Artigo 99 do Código Civil, inciso II.

Importante que você saiba:

 O que é Consentimento Informado?

É um documento assinado pelo paciente ou responsável (quando o paciente for menor de idade ou incapaz) antes da internação, com o consentimento para o procedimento que será realizado. As informações transmitidas ao paciente devem ser prestadas de forma clara e precisa, e os profissionais devem se certificar de que foram compreendidas pelo paciente e/ou responsável legal. Após a explicação, o paciente e/ou responsável deverá ter a oportunidade de fazer perguntas, sendo elas respondidas de forma clara.